Sagú de vinho

 

Toda família tem receitas que alegram o coração, não é mesmo? Essa é uma delas…

Essa receita de sagú, foi compartilhada por uma vizinha, que estava de férias num hotelzinho qdo provaram pela primeira vez. Eu nem sei o nome do hotel, mas sei que a receita faz a alegria da minha família por mais de 10 anos!

Ingredientes:

500g de sagú pérola ( aquele de bolas grandes!)
5 litros de água
1300ml de suco de uva
1 garrafa de vinho tinto seco (750 ml)
250g de açúcar

Modo de fazer:
Leve 5 litros de água ao fogo até que ferva. Coloque meio quilo de sagú, e quando ferver, marque exatos 5 minutos. Desligue o fogo e tire da panela, passando por água fria num escorredor de macarrão ou peneira, até que esfrie. Guarde na geladeira por no mínimo 12 horas.

Misture o vinho, 1 litro de suco e o açúcar e leve ao fogo para ferver. Com os 300 ml que sobraram do suco, coloque sobre o sagú, que deve ter ficado um bloco e com a mão, vá separando as bolinhas, até que a mistura ferva.
Acrescente então o sagú nessa mistura, e assim que abrir fervura novamente, conte exatos 10 minutos e desligue o fogo.
Transfira para uma vasilha de vidro e sirva, quente ou gelado, conforme sua preferência ou estação do ano!

O ponto alto desse sagú é que as bolinhas não desmancham, nem colam umas às outras!!! A medida que esfria as bolas vão crescendo e ficando mais brilhantes, sem grudar!
Sobremesa perfeita para ocasiões em que se tenha muita gente para servir. No final de semana eu posto a foto, pois vou preparar a receita para minha neta mais velha, que ama essa sobremesa!!!!
Normalmente eu sirvo com um creme de baunilha. Se alguém quiser a receita do creme, é só pedir que eu publico.

Como diria uma amiga minha, essa sobremesa faz o nosso estômago sorrir:)

Esse post foi publicado em Receitas. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Sagú de vinho

  1. Cinthia B.W. disse:

    O suco de uva eh o concentrado ou o ja diluido? Posta a receita do creme de baunilha tb, sim, please.
    Bjs
    (Sagu me lembra minha vo Iracema!)

  2. Selma Calvao disse:

    cadê a receita do creme???

  3. sonia disse:

    Me lembra tb da vó Nair, ela acrescentava ameixas secas na hora da fervura, realemente é uma delícia, obs; estou amando o baú…bjs

  4. baudavoeli disse:

    Oi Sonia!!
    Feliz que esteja gostando!!! A idéia é abençoar as pessoas do modo que fui abençoada por outros!! Praticamente tudo o que tenho postado, aprendi de pessoas que não guardaram nada para si mesmos!!!!
    Experimenta esse sagú!!! Vai ficar apaixonada!!!!

  5. marilis schnell disse:

    A minha vida inteira fiz sagú e confesso que tinha preguica de fazer pois sempre ficava uma crosta na panela e o sagu ficava grudado. Alegria total com esta receita, nao gruda na panela fica soltinho, só coloquei um pouco mais de vinho no final e deixei ferver alguns segundos, Ficou maravilhoso, amei, amei, amei………………………..obrigada pela dica.

  6. Rosa Maria disse:

    Vó Eli!!!

    Por favor, me diga onde se compra esse sagu pérola? Tenho feito sagu de acordo com as receitas mas nenhum fica com as bolas tão gigantescas como num restaurante aqui de Floripa, eu fico babando de tão lindo que fica prato.

    No aguardo da resposta

    Rosa maria

  7. Letícia Nayara disse:

    Gostei dessa receita. Vou fazer hoje. Amanhã eu digo como ficou. ..

Deixe um comentário

