Panquecas: dicas

Panquecas nunca foram um prato super apreciado em minha casa, mas eu desejava poder comer novamente as deliciosas panquecas recheadas com carne moída que minha mãe preparava quando eu era pequena.
Infelizmente, toda tentativa era frustrada, pois, mesmo sendo mãe, não conseguia alcançar aquele sabor…
Até que poucos meses atrás, minha filha veio comigo para a cozinha para prepararmos juntas umas panquecas de carne moída!!!
Qdo estava no ponto de acrescentar o molho de tomate ela aconselhou a deixar o recheio mais sequinho.
Acatei a sugestão, mas confesso que com certo temor.
Mas, surpresa das surpresas, o sabor era simplesmente igual ao das panquecas da minha mãe!!!!
Foi aí que aprendi a primeira dica: não colocar molho de tomate na panqueca de carne moída!!!!!

Felicíssima, retomei minhas tentativas, agora, muito bem sucedidas!!!!

A descoberta dois, foi quando substitui a metade da farinha de trigo da receita por farinha de aveia, e a textura fica fantástica!!! ( não preciso dizer que uso farinha integral, preciso? )

A três, é que se usamos a mesma medida de massa para o preparo de cada panqueca , conseguiremos um resultado excelente, pois todas terão a mesma espessura. No meu caso, com 1/4 de xícara, consigo a espessura desejada, já que minha frigideira tem 20cm de diâmetro, e gosto de panquecas finas.

A descoberta quatro, foi a de empilhar as panquecas ao invés de enrolar, ou dobrar, colocando o recheio entre uma e outra, colocando queijo ralado sobre elas, e levando ao forno para gratinar. Ficam maravilhosas de aspecto e de sabor!!!!!!

Descoberta cinco: a temperatura da frigideira é que impede que se perca a primeira panqueca. Deixe-a aquecer um pouco antes de preparar a primeira massa.

Vamos tentar e compartilhar as descobertas e preferências????

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Panquecas: dicas

  1. marianewa disse:

    Você poderia compartilhar a receita da sua panqueca? Quais a medidas? bjs

  2. Ah, gostei! Sabe que mais ou menos faço parecido quase tudo (até a pilha, haha, me deu na telha um dia e gostei). Mas colocar menos molho, não tinha me dado conta!
    Acho importante que você deixe claro que usa farinha integral, pois pode aparecer leitores pela primeira vez. Eu mesma, já andei compartilhando o endereço do seu blog.

  3. Ka disse:

    Eu amo panquecas e amo vc!

Deixe um comentário

