por que tanto açúcar???????

Uma das minhas filhas me questionou sobre conversar com meus(minhas)  leitores(as) sobre as quantidades de açúcar que as receitas brasileiras requerem. Esse post é resultado dessa conversa com ela…

Vc sabia que o açúcar rouba o verdadeiro sabor dos alimentos?  É isso mesmo, quanto mais açúcar, menos  paladar e menos nutrição…

E nada melhor do que o lançamento de  um livro de receitas para aumentar o consumo, concorda?

Pergunte para seus amigos mais antigos, os da minha idade para cima, se as mães deles “ganharam” do açúcar União na década de 70, os livros de receita encadernados  com espiral, como esse da foto… Tenho os dois volumes!!!

Cheios de frases  como essa : “Açúcar é energia, é o carvão dos músculos, na sábia expressão de Claude Bernard. Criança convenientemente suprida de açúcar é criança saudável, corada, bem disposta.”

E com isso, o consumo do mágico pó branco aumentou  e consequentemente as doenças a ele relacionadas. Quem vc acha que ganha com isso? Quem vc acha que perde com isso? Quem vc acha que ganha com os produtos destinados a população diabética???

Vc sabia que se obtém  apenas UM quilo de açúcar refinado a partir de DEZ quilos de cana de açúcar ?Que se joga fora nove quilos de fibras, nutrientes, sais minerais e outras coisinhas mais? Que se joga fora uma quantidade muito grande de micronutrientes  necessários para o açúcar ser assimilado pelo corpo??? Quer entrar na empreitada de ter  mais saúde?

O primeiro passo é  diminuir gradativamente a quantidade de açúcar das nossas receitas tradicionais, o que pode significar uma colher a menos a cada tentativa.  Seja na receita, seja no cafezinho, seja no suco,  na mamadeira ou na papinha  do seu neném… Só depende de voce.

Uma experiência que pode valer muita saúde e uma gorda poupança!!!!

Vamos juntos nessa???????

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , . Guardar link permanente.

8 respostas para por que tanto açúcar???????

  1. Katia disse:

    É. Minha nutricionista falava sobre os 3 pós que nos envenenam: sal, açúcar e farinha branca!

  2. baudavoeli disse:

    Verdade… Precisamos de uma boa esratégia para nos livrar deles… E muita força de vontade!!!!!

  3. Cinthia B.W. disse:

    Alem de troca-lo por um acucar mais integral, como o demerara. Todas as receitas de bolo tem acucar demais. Se vc trocar as 2 xic de acucar de uma determinada receita por 1 e 1/2, nao percebera a diferenca nem no sabor nem na textura.

  4. Rose Suzuki disse:

    Concordo com a Cinthia, tenho feito essa experiência e diminui a qtdade de açúcar de minhas receitas.

  5. Jane Carvalho disse:

    Por isso somos amigas Rose Suzuki, eu faço a mesma coisa, geralmente reduzo pela metade a quantidade de açucar das receitas que faço.

  6. baudavoeli disse:

    De acordo! Tento trocar por mascavo, melado e até mel, diminuindo as quantidades. E raramente o resultado é ruim…

  7. Caramba! Não estou só! Hahaha! É que no meu círculo de amigas, onde moro, só eu me preocupo com isso. Venho diminuindo o açúcar de minhas receitas de bolo, até hoje, não tive nenhum problema, parece até mais saborodos (mas não sei se é impressão minha). O doce excessivo acaba com o paladar das boas coisas e também vicia o gosto da gente. Já notei que brasileiro gosta de coisa muito doce e eu tratei de mudar o meu paladar.

Deixe um comentário

