Fracassos e vitórias…

Então, ao acordar com aquele cheirinho de pão chegando no meu quarto, fui flutuando na fumacinha até a cozinha!!!

E ao chegar lá, nova frustração!!!! O pão ficou igualzinho aos dois anteriores, achatado e pesado…

Usei o pote de um quilo de mel para ter um parâmetro do tamanho que o pão ficou…

E toca pensar no que poderia estar dando errado. Analisamos todos os ingredientes, se eram da mesma data de fabricação, partida, grau de umidade da farinha, enfim, tudo! E sabe a que conclusão chegamos???? Nenhuma!!!!!!!!!!!! Pode-se ver que a textura era mesmo de um pão que não cresceu.

Psicologicamente, é horrível pensar em desperdiçar 600g de farinha, linhaça, mel, azeite de oliva,  flocos de trigo, e gergelim. Mas se pensarmos que o montante em dinheiro disso era menos de R$2,13 , optamos, o marido e eu por uma nova tentativa… Desta vez com água em lugar do soro de iogurte que usamos normalmente…

Tudo de novo prá dentro da máquina, depois de discutir com o marido as alternativas. E finalmente, depois de três horas e cinqüenta minutos de espera,  para nossa alegria, o pão saiu da forma, não tão crescido quanto esperávamos, mas já bem mais fofo e um pouco mais alto que seus antecessores!!!!!

Acredito que usamos mais água do que o necessário, pois ele cresceu e baixou ( foto acima). Mesmo assim, a textura ficou muito melhor!

Quato aos pães que não deram certo, eles tem tido um fim nobre… Um deles foi triturado e levado a uma panela grossa ou frigideira com orégano, azeite de oliva, sal e alho em pó e servido sobre a salada.

Outro foi doado para uma amiga que havia muitos anos eu não via. Uma parte do terceiro, foi servida para o Enzo, nosso cachorro. E outra parte transformou-se em molho branco, ou “pardo”…  Lei de Lavoisier, nada se perde, tudo se transforma!!!! 

Meditando no assunto, vem a mente as palavras de um professor do marido que dizia que onde há vida, as coisas nem sempre se comportam como se espera.

MAs a grande vitória foi ver o marido desanimado e querendo desistir de fazer pão!!!! Sim, vitória!!!  Há mais de 25 anos faço pão em casa… E cada vez que meu pão não dava tão certo, eu tinha que ouvir que precisava aplicar ISO 9000 nas minhas receitas!!!!

Então, padeiros e padeiras de plantão!!!!! Não desanimem!!!!

Mesmo que alguns dos nossos pães não fique tão bom como gostaríamos, ainda é muito mais econômico tentar do que comprar!!!

Quando tentamos, aprendemos, Quando compramos, não aprendemos…

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas, experiências e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Fracassos e vitórias…

  1. posso ser sincera? se cresceu ou não o pão, pra mim não importa, pq o que tem de ingredientes maravilhos aí, ñ tá no gibi!!! Como eu queria ser aquele cachorrinho…
    Obrigada pela propaganda querida Eli 🙂

  2. geovana disse:

    Eli querida uma amiga me ensinou colocar um pouco mais de manteiga pro pão integral ficar mais macio ,e deu certo .beijinhos

  3. O meu melhor pão integral ficou parecido com o seu primeiro…nem queira saber do pior, se bem que já contei. Ler o que foi feito com os pães me deu ideias para quando não dá certo. Bom, hoje sou eu com um pão não inteiramente integral ali na cozinha (1/5 da farinha é refinada, é da receita)…está crescendo a massa espero que dê certo. Agora, muito interessante a questão com o marido. Às vezes, só estando no lugar do padeiro para ter a prática de saber que nem sempre a teoria da receita, dos ingredientes perfeitos e do ISO 9000 é 100% matemático.

  4. Danny Alvim disse:

    pois saiba que a parte que me toca nesta história de pães muito me agradou Tia Eli! dividi meu punhado com a mãe, que como eu, se sentiu com o coração quentinho de ter em casa um pedacinho de vcs. Foi tão, mas tão bom te rever…. agora só estou esperando um final de semanas sem eventos pra chamar vcs aqui em casa. Amo vc. bjs bjs bjs

    • baudavoeli disse:

      Fiquei muito feliz de ver vc tão mãe, tão feliz e revigorada!!! Poder compartilhar um pouco do nosso “fracasso”com vcs é um privilégio muito grande!!!!
      Um beijo imenso prá toda a família, inclusive a família estendida.
      Amo vc, preciosa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s