Torta de maçã Helena Rizzo

Torta de maçã sempre fez parte do meu imaginário infantil!!! Assim como frango assado…
Se vc já leu algum gibi do Pato Donald, vai lembrar comigo da fumacinha que saía da torta da vovó Donalda esfriando na janela… Como eu sonhava com o sabor daquela torta de maça!!!!!

Mas, as maçãs naquela época eram produzidas na Argentina e por isso, eram muito caras e não faziam parte da mesa da maioria dos brasileiros.

Lembro que nossa família foi visitar uns amigos dos meus pais, e lá estava ela!!!! Sua alteza real, a torta de maçã, na minha frente!!!!! Arregalei os olhos(que ainda são maiores que a barriga)…

Quando coloquei o primeiro pedaço de torta na boca, frustração total!!!! Não consegui comer!!!!! o cheiro me deu uma baita enxaqueca!!!!

A partir daí, comecei a buscar a torta de maçã dos meus sonhos.

Muitos anos depois, já casada e mãe de filhas, um amigo me ensinou  a receita da mãe dele, mas ainda não era o sabor que eu sonhava, embora tenha ficado muito gostosa. Qualquer dia eu posto essa receita prá quem quiser.

Mas a torta de maçã que arrebatou meu coração, foi uma encontrada por uma das filhas, na internet, da Helena Rizzo.

Minha versão é muito simples.

Ingredientes:
5 maçãs fuji, (de preferência), grandes, ou 7 pequenas. ( eu sempre reforço a quantidade de maçãs…)
1/2 copo de açúcar mascavo
2 ou 3 colheres de sopa de conhaque
Suco de limão
Canela em pó

Para a cobertura:
1 copo de farinha integral
80g de manteiga gelada em pedaços
1/2 copo de açucar mascavo
1/2 copo de amêndoa grosseiramente trituradas
Canela para polvilhar

Modo de fazer:
Descasque as maçãs e corte em fatias finas, na forma e regue-as com o suco de limão e o conhaque.
Espalhe sobre as maçãs o açúcar e a canela.

Com os ingredientes da cobertura, faça uma farofa e coloque sobre as maçãs cortadas. Polvilhe com mais canela. Leve ao forno médio, entre 180 e 200 graus por mais ou menos 50 minutos

O cheiro é maravilhoso!!!! Irresistível!!!! Perfeito!!!!!!!
Se estiver em tempo de restrição de açúcar, essa torta é maravilhosa por si mesma!!!!!!

Se estiver interessado em servir em alto estilo, sirva quente acompanhado com um sorvete de creme.

E se estiver em tempo livre de restrições alimentares, sirva regado com uma calda de caramelo, cujos ingredientes são:

100g de açúcar
3 colheres de sopa de água
300g de creme de leite.
Leve o açúcar e a água ao fogo numa panela e deixe derreter até dourar, sem queimar. Nesse exato ponto, despeje o creme de leite, mexendo para derreter os torrões. Fica uma calda dourada, cheirosa, com uma textura perfeita!!!!

Eu nem me atrevo a colocar uma foto por questões de consciência… Quando eu tiver uma foto, eu prometo colocar.

A boa notícia é que sozinha, quente ou fria, acompanhada de sorvete, com ou sem calda, essa torta é o que há de melhor, atiçando nossa visão, olfato e paladar!!!!

Obrigada Helena Rizzo, por partilhar sem egoísmo essa maravilha!!!!!

Esse post foi publicado em Receitas, sobremesa e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Torta de maçã Helena Rizzo

  1. Joana disse:

    Ao que tu chamas de torta de maça eu chamo crumblw, já fiz o do livro bimby e ficou muito bom, vou experimentar este certamente.Obrigado

  2. baudavoeli disse:

    Dá cada confusão esses nomes trocados!!!!Já rimos muito com nomes trocados de cada região… No aniversário de uma das netas, outra netinha ouviu a mãe da aniversariante( que viveu muitos anos na Espanha) falar em pastel, e ficou na espera. Como já era hora de ir embora, a netinha perguntou se a tia não ia servir o pastel. Mas era pastel espanhol, que para nós brasieliros é bolo!!!! Imagine a frustração!!! Hahaha…

  3. Ontem, numa das cenas de um filme, a personagem traz uma torta de maçãs à mesa, e os homens todos param a discução para sentir o cheiro em silêncio. Eu realmente lembro dos gibis, das imagens de tortas de maçãs à janela para esfriar e ursos gulosos atraídos pelo cheiro. E sempre quis provar alguma dessas. Acho que vou me escalar numa visita, um dia, porque quero sentir esse cheiro…e provar, claro.

Deixe um comentário

