O desafio do pão caseiro

Pão 100% integral, feito e assado na máquina de pão

Percebo que temos montes de receitas de pães: da vó, da amiga, da irmã e até da internet.Resumindo, receitas não faltam.

Não sou o tipo de pessoa avarenta de receitas… Mas gostaria de começar a série pão caseiro sob uma nova perspectiva, se me permitem.

Algumas pessoas já me contaram que quando preparam seus pães de farinha refinada, eles ficam bonitos e saborosos, o que não acontece com os integrais.

O que acha de começar por aí?

Minha idéia é que voce faça sua próxima fornada com sua receita predileta, do jeitinho que agrada mais a família.

Na fornada seguinte, coloque uma xícara ( ou colher de sopa) de farinha integral em substituição a uma xícara (ou colher de sopa) de farinha de trigo branca, e observe se percebe alguma alteração no resultado final. Se ficou bom novamente, ponto prá você!!!!!

A cada fornada, observe bem o resultado e analise se faltou farinha, ou faltou líquido. Vá fazendo os ajustes necessários. Anote as alterações feitas.

A cada substituição, se os resultados forem satisfatórios, vá aumentando GRADATIVAMENTE a quantidade de farinha integral, e dimimuindo a branca. Preste atenção que, numa massa equilibrada, a casca do pão não fica rachada. Fica lisa e uniforme e de textura, macia.

Minha experiência não comprova o mito que pão integral é duro, batumado, borrachento, pesado ou farelento!

Pão 100% integal, amassado na Thermomix, e assado no forno a gás

O grau de glúten de do trigo é diferente de região para região. Por isso é recomendado que se faça a substituição de forma gradativa. Assim você poderá decidir quão integral será o seu pão.

Quando comprar a farinha integral, compre farinha de trigo integral fina. Ela é obtida da moagem do grão de trigo.

Se tiver que comprar uma quantidade maior, guarde-a na geladeira ou no freezer. Ela é facilmente atacada por fungos.

Quanto menos ingredientes levar sua receita, melhor para a digestão. Será que o pão de padaria leva ovos, ou leite, ou manteiga? Por que será que recebe o nome de pão d’água em alguns lugares, e come-se  esse pão pela vida afora, sem enjoar do sabor? Se tiver sabor, acaba enjoando…

Nem salgado, nem doce…

Simples…

Dessa forma vamos desenvolver nossa própria receita.  E pão, se tornará apenas o primeiro passo para um mundo cheio de novas  descobertas, aventuras e sabores.

Fico a espera dos seus resultados. Bons pães prá você!!!!!!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas, experiências, Pão e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para O desafio do pão caseiro

  1. Elisa disse:

    Eli, faço pão caseiro há 8 anos e pelas voltas da vida agora sou instrutora de ciência de panificação. Compartilho algumas informações que aprendi em cursos e na prática: a farinha integral sempre vai absorver mais líquido que a branca, por isso aumente um pouco o líquido da receita (a massa deve ficar macia, não seca e dura). A dica da vovó de usar leite escaldado tem respaldo científico, o leite usado sem antes ferver e amornar (mesmo o pasteurizado ou UHT) atrapalha no crescimento do pão. Quanto mais sovar a massa, melhor a textura. Muito pão fica denso por falta de desenvolver bem a massa. Resista a tentação de usar bastante farinha na hora de sovar, quanto menos melhor. E se quiser comer pão macio nunca guarde na geladeira, é a temperatura perfeita para acelerar o endurecimento do miolo. Como em Curitiba o pão caseiro mofa em questão de 2-3 dias, a solução é fatiar e congelar. As fatias individuais descongelam em questão de 5 minutos e o pão estará macio e fresco.

  2. Bom, estou entendo que: ir trocando ingredientes aos poucos e prestando atenção é estar no caminho certo. Tenho feito isso, mas tenho que me segurar para não trocar tudo de uma vez. O pão que fiz, acabei acrescentando mais farinha na hora de sovar, por achar a massa mole demais (depois fui pesquisar melhor e descobri que a massa era daquele jeito mesmo), por isso deve ter ficando tão denso, MAS ficou saboroso, tive que congelar em fatias, para não ficar beliscando.

  3. maria lazaretti disse:

    Adorei as dicas e gostaria de uma receita de pão caseiro e uma de pão integral que vcs já testaram.
    Eu já fiz alguns na máquina de pão Britânia, mas não fiquei inteiramente feliz kkkk. Se puderem ajudar, antecipo meus agradecimentos meninas. Abraços a todas

  4. maria Lazaretti disse:

    Desculpe pela balaça, digo balança hehe

  5. Francysmeri Carvalho Mota disse:

    Olá,vi hoje este blog, muito interessante,só como pão integral,mesmo porque sou diabética,mas acontece uma coisa muito estranha,eles crescem e a medida que vão assando eles abaixam. Pode me dizer qual o motivo, ou o que estou fazendo de errado? Ficarei muito agradecida.Bjus

    • baudavoeli disse:

      Então, se eles crescem e a medida que assam seus pães diminuem, o que me vem a mente é que vc está deixando tempo demais entre dar o formato, esperar crescer e por para assar.
      Quando passa da hora de ir ao forno, o efeito é esse. O melhor é, ao dar o formato no pão, colocar uma bolinha de massa num copo de água e levar o pão ao forno assim que a bolinha subir à superfície da água.
      Se por algum motivoo pão passou da hora de ir ao forno, o ideal é dar novo formato, colocar nova massinha no copo com água e levar ao forno quando subir.
      Se não ficou claro, escreve de novo e terei prazer em responder. Abraço e bons pães!!!

  6. Rose disse:

    Meu pão fica gostoso mas ultimamente ele racha no lado já sovei diferente a massa pra ver se é isso, mas estou desconfiando que é o forno, está acontecendo todas as vezes e antes nunca acontecia, tô um pouco chateada mas não vou parar de fazer o meu pão ( meio) integral todas as semanas. 🙂

    • baudavoeli disse:

      Será que sua massa mais está pedindo pra ficar um pouquinho mais úmida?
      Tenta usar um pouquinho menos de farinha, nem que seja numa porção menor de massa.
      E daí me conta, pode ser?
      Vou ficar no aguardo!
      Abraço e grata por sua participação!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s