Leite de sementes

Meus tarros de leite ilustrando lindamente uma foto da filha fotógrafa!

Levo leite tão a sério, que por muitos anos da minha vida ia até uma chácara em São José dos  Pinhais uma vez por semana,  para buscar leite de vaca recém ordenhada!! Bendita amiga que me ensinou o caminho (lembra Neide?)!!!!!

Eram 20 litros de leite por semana para a bezerra mãe e as bezerrinhas filhas, que eram obrigadas a tomar leite e mel, coisa que hoje, algumas delas nem suportam, tamanha a pressão da mãe delas, pobrezinhas!!!!

O tempo passou, tive que trocar de leiteiros algumas vezes, dei mais de um banho de leite dentro do carro ( o tarro virou ao fazer a curva…), e os aromas variaram  de leite azedo, passando a iogurte,  a roquefort, e finalmente cheiro de estábulo!!! Nem isso me fez desistir!

No entanto, muita gente atualmente tem alergia a lactose e são essas pessoas que me inspiraram a começar a série sobre leite de sementes.

Vc sabia que nem só de soja se faz leite????? Pode-se fazer leite se aveia, semente de abóbora, de linhaça, de gergelim, de semente de girassol, enfim, de uma infinidade de sementes!!!!!

Prá vc que toma leite de soja, um conselho: assegure-se que o leite que está consumindo não é transgênico, nem entulhado de açúcar!!!!

Acha trabalhoso preparar seu próprio leite? Que tal fazer uma experiência?

Leite de soja :

Colocar o soja, de preferência orgânico, de molho por no mínimo 6 horas.

Depois desse período, descartar a água, colocar o soja no copo do liquidificador, 3 partes de água para 1 parte de soja.
Deixar bater bem!!!!! Coe num tecido de algodão ou pano de cortina, e esprema bem o bagaço. Leve o leite ao fogo mexendo até que ferva. Depois que ferver, deixe o fogo no mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos. Tempere a seu gosto!!!

Observação: evite usar exclusivamente o leite de soja na alimentação de garotas adolescentes. O hormônio do soja, quando em excesso, pode causar alterações indesejáveis.

Depois de provar, se julgar válido, registre nos comentários a sua experiência, pode ser?

Observação: a  filha fotógrafa  é mesmo muito competente. Se precisar de um trabalho de excelência nessa, basta entrar em contato com ela ou deixar um comentário nesse espaço.

Esse post foi publicado em Dicas, experiências, Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Leite de sementes

  1. Mariane disse:

    que tipo de alteração o leite de soja causa em adolescentes? curiosa para saber…. embora eu não suporte leite de soja…. aliás, leite para mim tem passagem livre.

  2. Selma Calvao disse:

    Ouvi dizer que para garotos também não se deve dar muito leite de soja, pode diminuir as probabilidades de gerar filhos…não fiz pesquisa, ouvi na TV.

  3. gisela disse:

    Silimarina, que feliz fiquei ao saber que tem este cantinho. Já era tempo de juntar tantas dicas fantásticas num local só seu.
    Nunca fiz leite com sementes mas um dia vou experimentar,
    Um beijinho
    Gisela ( Gisa)

  4. Legal! Eu particularmente acho “modinha” sair comprando leite de soja assim, A NÃO SER que um médico/nutricionista/alguém da área, indique. Se duvidar, acho que comprei uma ou duas vezes na vida. Meu negócio é ser bezerrão, gosto muito de leite e derivados. E gostei da ideia de leite aveia, sementes…! Que ótimo usar uma das fotos da Elis para ilustrar!

    • Ah, acabei lembrando: minha mãe fazia o mesmo, numa época, toda semana comprava leite fresquinho de uma amiga que tinha fazenda. Eu era criança. E lá ia ela com as talhas na casa da amiga que morava no apartamento do prédio em frente ao nosso. Começo dos anos 80.

Deixe um comentário

