Dica- sovar o pão

Quando eu era criança via minha tia fazer baciadas de pães e ficava encantada de ver o resultado!!!

Mas lembro de vê-la sovar a massa e ficava espantada com a força que ela exercia!

Sabia que o normal era as pessoas colocarem a farinha numa bacia ou mesa, fazer um buraco como se fosse um vulcão, ali colocar os ingredientes molhados misturados e começar a misturar tudo. Depois de bem misturados os ingredientes, era necessário sovar a massa, o que exigia muita força, ainda mais quando se preparava uma grande quantidade de massa.

Como sou pessoa de tentar fazer coisas antigas de um modo novo, me pus a imaginar como preparar um pão sem ter que fazer todo aquele exercício…
Decidi então trocar a ordem dos ingredientes: começaria pelos molhados e iria acrescentando os secos a medida que fosse necessário. Descobri então que se trabalhasse bem a mistura inicial dos molhados com uma certa quantia de farinha, não precisaria sovar a massa!

Meu processo de pão amassado na mão,  é o seguinte:

Misture o sal em metade da farinha a ser utilizada.

Se estiver usando fermento fresco, misture o fermento com açúcar ou mel até a mistura ficar líquida. Acrescente o óleo, o líquido  e mexa bem.

Vá acrescentando a farinha misturada ao sal  aos poucos com o auxílio de uma colher, um processador ou batedeira. Nesse ponto é que eu” sovo” a massa!!! Bato bem já que ela está muito menos consistente do que a massa final!

Depois disso é que acrescento a farinha restante, aos poucos, apenas até o ponto em que a massa não grude mais nas mãos! Ela fica macia, úmida, mas não gruda mais. Sabe quando vc apenas “borrifa” farinha sobre a massa e dá uma trabalhadinha de leve, apenas para secar a superfície?

Se estiver usando farinha integral, este ponto é um pouco mais crítico, já que a absorção de líquido continua se processando. É preferível que a massa fique mais úmida do que seca.

Deixar crescer a massa, até dobrar de volume, dar formato aos pães, e levar para assar…
Aí, é só desfrutar do maravilhoso perfume que percorrerá as o ar encantando as narinas da família e da vizinhança  sofredora!!!!!!

Quem se habilita a colocar a mão na massa comigo? Convido vc a fazer um teste com uma pequena quantidade de farinha, para poder entender o que sente um padeiro em treinamento!!!!! Uma experiência que nos enriquece, enche de prazer, e nos traz um tremendo retorno financeiro, seja economizando na compra do pão, ou do medicamento que não será necessário por termos consumido um pão de verdade!!!!!

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas, experiências, Pão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Dica- sovar o pão

  1. Eu vou testar, sempre aprendo neste blog. Já fiquei pensando se mudar a ordem da mistura dos elementos alteraria alguma coisa no resultado final.

  2. Elisa disse:

    Adorei teu método! Se me permite, tenho um comentário que pode ajudar alguns pães a crescer melhor: cuidado com a mistura de fermento fresco com açúcar ou mel. Fazer isso é igual jogar sal na lesma. Se for rapidinho ele vive, mas aos poucos o fermento desidrata e morre.

  3. Junior disse:

    A verdade é que existem diferentes receitas para diferentes pães, e existem pães caseiros mais simples e que o processo é muito mais ágil. Outra verdade é que, para o pão caseiro branco comum, a ordem dos produtos não altera o fator, apenas a dificuldade. Começar pelos secos é sempre mais difícil, demanda mais tempo, energia e suja muito mais, enquanto começar pelos molhados e acrescentando a farinha depois, você chega no ponto de sova mais rápido ainda na bacia e só precisa enfiar a mão quando não há mais ponto para mexer. Não sou expert em pão e nem em culinária, mas eu reparava bastante quando via parentes meus fazendo, e cada um fazia de um jeito. Tem uma receita super simples, rápida e prática, que faço sempre, e que por sinal fiz agora, e encontrei seu blog por acaso porque resolvi pesquisar como é que as pessoas costumam sovar suas massas.

    Ingredientes: 1 tablete de fermento biológico (15g), 1 ovo, 1xc de óleo, 2xc de água (sendo que 1 será morna), 1/2 xícara de açúcar, 1 colher de chá de sal (não muito cheia), 1kg de farinha de trigo.

    Preparo: 1) bata no liquidificador o ovo, o óleo, 1xc de água, o açúcar e o sal, reserve. 2) derreta bem o fermento com 1xc de água morna na bacia. 3) Misture o conteúdo do liquidificador na bacia com o fermento derretido. 4) Acrescente a farinha, mexendo com uma colher de pau até dar o ponto de sova. 5) Depois da sova, deixar a massa descansar por uns 15 min.

    Você pode assar a massa toda ou dividir… do jeito ou forma que quiser. Eu costumo dividir em até 10 porções enroladas, e asso em forno médio pré-aquecido (bem pouco) por aproximadamente 30 min, mas isso vai depender do forno. Vc vai saber que está pronto pelo cheiro e quando o pão tiver levemente dourado. Não é necessário usar farinha até que ele desgrude totalmente dos dedos, se só a ponta dos dedos dar uma grudadinha, já vai estar no ponto.

    Eu adoro essa receita. Super rápida, prática, econômica e fica muito gostoso.

    Agora, sobre o sovar… Depois que a massa está homogênea e os furinhos aparecendo, eu gosto de amassar e surrar (jogar a massa) intercaladamente. O sovar forma as cadeias de gluten e o impacto as quebra de novo, e quando ela volta a ser amassada essas cadeias se formam novamente de maneira mais organizada e longa, igual uma trama de tecido. Quando a massa fica macia, brilhante, lisa e elástica, parecendo um chicletão, ou seja, ela não arrebenta ou rasga fácil e tende a “voltar” se você esticar ou apertar, é aí que sei que está bom. Quanto mais essa “trama” do glúten estiver melhor organizada, mais dióxido de carbono da fermentação vai ficar retido na massa, e é isso q vai deixar o pão macio.

  4. Elaine disse:

    VOCÊ É UM GÊNIO !!!!! oBRIGADA PELA DICA !!

  5. dorvalina de almeida disse:

    eu tenho um cilindro de sovar pão mas de uns tempos para cá meu pãp não fica lisa a massa porque será pois uso o mesmo processo a muito yempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s