É a mesma receita?????

Estava eu dando tratos a bola e pensando por que a mesma receita dá diferentes resultados para diferentes pessoas…

Descobri que as receitas, embora exatas, não tem a exatidão dos ingredientes.

Como tenho minhas manias técnicas, já desejava uma balança eletrônica de precisão há muito tempo. Com isso, percebi que ainda que a receita peça um número exato de ovos, eles nem sempre têm o mesmo peso. Há ovos maiores de até 60g e pequeninos de 40g.

A umidade do ar  também tende a alterar o peso da mesma quantidade de farinha.

Isso sem contar que muitas vezes a xícara que usamos como medida, nem sempre é a mesma da receita.

Com tantas variantes, não é de se extranhar que o resultado varie. Além disso tudo, temos os fornos e bocas de fogão com diferentes tempos de aquecimento.

Por isso tudo é que quando se dá uma receita para alguém, o resultado nem sempre fica exatamente igual.

E esse é o meu motivo principal para adiar por tanto tempo  a postagem da receita de pão que utilizo em casa.

Tenho  uma amiga que, se ela souber os ingredientes da receita, ela é capaz de fazer com melhores resultados ainda, pois ela tem uma percepção impressionante do ponto da massa. a Cuca de uva dessa amiga é algo que ultrapassa qualquer expectativa!

Mas nem todos temos essa capacidade dela. Mas sabendo que existe tantas variantes, podemos assumir a posição que mais nos convenha. Podemos começar a observar mais, e estar mais preparados para ter resultados diferentes do esperado. Ou podemos desistir na primeira derrota…

Lembro que quando me deram a receita das tortilhas de taco, pensei comigo mesma: “_ Será que os mexicanos teriam leite em abundância para preparar essa massa? ” E decidi usar água em lugar de leite, e o resultado foi uma tortilha muito mais leve no aspecto e na digestão.

Portanto, deixo aqui o desafio para que comecemos a fazer tentativas, observações, e experiências na nossa cozinha.

Afinal de contas, nossa cozinha não é nossa masmorra, mas nosso laboratório de trabalho!!!!

Vem comigo?

 

 

 

 

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para É a mesma receita?????

  1. Eu vou! Volta e meia estou testando aqui e ali para ver qual o ponto certo. Mas não tenho grande percepção, espero conseguir com o tempo.

Deixe um comentário

