Pão integral: finalmente a “receita”!!!

Depois de muito ensaio, muitas tentativas, muitos erros, finalmente a oportunidade que faltava!

Aqui estou eu em novas terras onde desconheço as marcas de farinha de trigo integral, sem balança, e com uma máquina de pão nova.Tantas variantes que preparar minha receita de pão integral se tornava um desafio.

Queria ter uma experiência como a de qualquer leitor(a) deste blog.
Uma coisa é preparar um pão quando se domina o terreno. Então, a pedido de muita gente venho hoje postar minha receita de pão integral, se é que se possa dizer que isso é uma receita.

Prontos(as)????

Usei fermento instantâneo, daqueles de envelopinho. Só uma colher de chá rasa, e misturei o dito em mais ou menos duas xícaras de farinha.

Amornei 400g de água no microondas.

Acrescentei nessa água, uma colher de chá cheia, mas não demais de sal, uma colher de sopa de azeite de oliva ,(que poderia ser de soja mesmo), duas colheres de sobremesa de mel,

Joquei essa mistura sobre a farinha misturada com o fermento. “Sovei ” bem a massa, e fui acrescentando a farinha com fermento, misturando da beirada para o centro, apenas agregando a farinha à massa.

Acrescentei até o ponto em que a massa, macia, já não gurdava mais nas mãos. Nesse ponto, coloquei na máquina de pão, programa de pão frances, cor média, e quantidade para 900g.( 2 libras)

Finalmente, 3 horas e 50 minutos depois, finalmente tinha um pão maravilhoso, cheiroso, apetitoso e integral, prontinho para ser devorado e apreciado por toda a família!!!!

Nem se pode dizer que isso é uma receita por que a quantidade de farinha não foi especificada.

Mas a sugestão é que vc meça a farinha que tem em casa, em xícaras.

Amasse o pão, e veja quanto sobrou no final.

E para seu próximo pão, se a farinha for a mesma, poderá colocar os ingredientes na máquina, e a farinha já na medida certa! E ter certeza do resultado!

Espero que essas linhas possam ajudar vc a vencer mais um desafio da sua vida culinária! Posso dizer que a alegria de dominar o pão realmente não tem preço!!!!!

Vamos nessa?

20121006-233621.jpg

A foto está feia, mas o pão está maravilhosamente saboroso!!!!!!

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Pão integral: finalmente a “receita”!!!

  1. Finalmente!! Eu anotar isso e ver o que consigo fazer…mas é só para máquina de pão? Serve para forno?

  2. Josi Machado disse:

    Vou amassar primeiro então. Tenho feito pão integral na máquina, mas ele não cresce tanto e tenho a sensação de que ele fica meio seco. Tenho feito conforme a tua receita. Tentei fazer tbm com a receita do livro de receitas da máquina e, só entre nós, blogueiras, ficou pior.kkkkk. Bem, vamos nas tentativas. Bjs

  3. Josi Machado disse:

    ah, só mais uma coisinha… A foto do pão está bonita viu, além de parecer muito apetitosa, é claro. Bjs

  4. Pingback: Pão- novas pesquisas | Baú da Vó Eli

  5. Katia disse:

    Já tinha desistido do meu pão caseiro. Ficava duro, pesado, sem graça. Diante das suas “insistências” resolvi retomar a batalha do pão. Posso dizer que melhorou um bocado. Descobri que eu colocava muito fermento! Agora o pão não dura 2 dias! Antes, a metade que a gente não comia depois do pão esfriar (pq só dava para encarar quente) eu jogava fora. Ainda preciso melhorar, mas já estou gostando dele. E com um requeijão maravilhoso de manjericão que aprendi aki! Muito obrigada pelo esforço! Beijocas

  6. Elber Lopes disse:

    Nossa que perfeição de blog! ❤

  7. Bruna disse:

    Olá, Vó Eli! Gostaria de parabenizá-la pelo blog maravilhoso!!
    Graças às suas dicas, fiz meu primeiro pão integral (na verdade, semi-integral) com grãos que ficou leve e saboroso. Sinceramente, ficou maravilhoso. Já estou morrendo de vontade de testar novas combinações e me aventurar com os pães integrais! Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

