Pão- novas pesquisas

Tenho que confessar que minha cozinha é mesmo equipadíssima!!!!
E gosto muito disso, pois me economiza um bocado de trabalho e tempo.

Por isso mesmo, sempre penso duas vezes antes de lançar qualquer desafio aos leitores.

A novidade, é que estou passando uns dias na casa da filha/genro, e fui trazida a condição de vil mortal, numa cozinha sem Thermomix, sem balança, sem termômetro, ou copo de medida.

Desse modo, embora com uma máquina de pão, decidi medir a quantidade de farinha utilizada.

Então, para quem está a espera de medidas, já pode considerar a chance de colocar a mão na massa.

Pão integral:

400g de água morna
1 colher de chá rasa de fermento seco
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa de mel
4 e 1/4 de xícaras rasas de farinha integral

Misture o fermento em metade da farinha, ou seja, 2 xícaras.
Numa tigela, bacia, ou mesmo na cuba da máquina de pão, coloque a água, o sal, o mel, e o azeite misturados e adicione a farinha com o fermento. A medida que a máquina vai amassando, acrescente o restante da farinha, até atingir 4 xícaras, ou até dar o ponto desejado, o que pode requerer um pouco mais ou um pouco menos que as quatro xícaras mais um quarto. Se desejar, programe a máquina para reiniciar o ciclo novamente e terá um pão mais trabalhado.

Na máquina, programa de pão francês, cor média, e 900 g de peso de masssa.

Minha recomendação é que se use as 4 xícaras básicas, e se adicione a medida que seja necessário.

A cada coisa que sinto falta da minha cozinha, lembro que estou tendo a oportunidade de desenvolver novos métodos, e me sinto  feliz de poder compartilhar!

Mas lembre-se  que em cada região o trigo tem diferentes índices de glúten, portando, recomendo cautela no acréscimo da farinha.

Esse post foi publicado em Dicas, Pão, Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

