Leite de Noz Pecã

Se confessar faz bem para a alma, acho que a minha vai ficar melhor do que estava, pois tenho outra confissão a fazer neste espaço.

Frequento a feira de orgânicos  que acontece aos sábados num ponto turístico da cidade de Curitiba. Para o marido, que faz questão de me acompanhar nas compras já há muito tempo, era um sofrimento, pois nas palavras dele, sou pior que toco de enchente, e enrosco em qualquer coisa, ou quqlquer pessoa…

Uma compra que levaria uma hora para ser bem feita, eu gastava até duas horas!!!! E sabe por que? Porque gosto de estar com pessoas, aprender delas e tentar ensinar o que já aprendi com outras. Com isso, fiz muitas amizades, conheci muita gente, e “fiquei mais sábia”!!!!

Uma das pessoas que me influencia muito é minha amiga super natureba  Adriana. Numa dessas conversas de feira, ela falou sobre leite de sementes, nozes e afins. Carinhosamente me trouxe um xerox das receitas.  Uma graça de pessoa!!!

Apesar de aberta a novidades, leite é algo que levo muito a sério, como já expressei aqui. E quando pensei em leite de sementes, meu sub-consciente bloqueou de cara e o xerox ficou na gaveta por mais de ano! Algumas vezes pegava as receitas, lia e guardava novamente. Outras vezes, pensava na Adriana, e no que dizer a ela quando perguntasse, mas o danado do papel voltava obediente para a gaveta.

Me preparando para uma viagem,  sem tempo hábil para pensar no que postar, e percebendo o grande número de pessoas com intolerância a lactose, decidi olhar com um certo carinho as receitas.

Malas prontas e trancadas, passei pela cozinha, catei o xerox e  coloquei na bolsa de mão.

Chegando ao destino, percebi que o leite de sementes e oleaginosas poderia ser uma tremenda possibilidade para quem tem filho pequeno, um marido que está disposto a perder peso e ganhar saúde, ou mesmo para uma mulher  que quer aumentar seu vigor físico.

E hoje, para nossa alegria, finalmente saiu um leite de noz pecã, doce e delicioso! Cheio de vitaminas, cuja foto ainda preciso tirar!!!

O resíduo é muito saboroso e pretendo usar no preparo de arroz ou bolinhos, ou o que a imaginação permitir. E o leite está guardado para adicionar no cafezinho depois do almoço… Como se fosse um saborizante do café… Já pensou no sabor de café com leite de noz pecã???

E é tão simples que nem dá preguiça…

Há quem indique deixar uma xícara ou 100g de noz de molho em água entre quatro e 16 horas.

Bata na thermomix ou processador uma xícara de nozes ou noz pecã com 300ml de água de boa procedência por 30 segundos.
Acrescente mais 300ml e basta novamente outros 30 segundos.
E finalmente repita a operação com mais 400ml, totalizando 1 litro.
Coe essa mistura em um saco de voil, tecido de cortina.

Mantenha na geladeira o que não for consumido, e use o resíduo com criatividade.
Sou agente thermomix e se quiser saber mais sobre ela, deixe um comentário que entro em contato.

 

 

Esse post foi publicado em Dicas, experiências, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Leite de Noz Pecã

  1. Puxa, achei muito interessante. Tem essa noz para vender aqui perto de casa! Vou compartilhar com quem eu conheço que tem intolerância à lactose.

  2. Rosângela disse:

    Muito legal Cyb, é importante ter conhecimento das substituições alimentares. A Helouse é quem diga! bjs querida.

Deixe um comentário

