Um pouco de física…

Uma coisa que sempre me intrigou na arte dos pães, foi a história da bolinha no copo de água…

Estava na faculdade quando tivemos o desafio de descobrir a densidade de um material cujo volume  não era quadrado nem redondo. Não oferecia a mínima chance de medir com régua para saber as dimensões ou a fórmula para saber o volume.

Deliberamos e descobrimos, os colegas e eu,  que se colocássemos água num copo graduado, e inseríssemos o objeto na água, a variação nos revelaria o volume! Dividindo o peso pelo volume, saberíamos a densidade!

Qdo começei a pensar sobre os motivos de colocar a bolinha de massa num copo com água, percebi que era a mesma questão. Densidade!

Qdo se coloca a massinha, ela tem um volume que aumenta a medida da fermentação. Quando a massa dobra de volume, ela se torna mais leve que a água, e sobe para a superfície.

Se vc vai deixar a massa levedar duas vezes, é hora de dar formato aos pães, colocar nova massinha no copo com água e quando a bolinha subir, ligue o forno.

Dica extra: colocar no chão do forno um recipiente com água vai ajudar o pão a ficar com uma casca mais crocante!

Só precisamos mesmo é de platéia para consumir as experiência!!! Cozinhar não é um hábito  solitário. Afinal, que graça tem preparar uma refeição e não ter ninguém para dividir as alegrias das vitórias ou ajudar a comer as tentativas frustradas, não é mesmo?

Espero que a experiência possa ajudar vc  a pensar de forma prática sobre o estudo da física, ainda que não seja mais necessário fazer prova de física! Hehehe…

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas, experiências, Pão e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Um pouco de física…

  1. rosesuzuki01 disse:

    Maravilhoso, como sempre rsrsrsr

  2. Josi Machado disse:

    Apesar de ser daquelas que odiava física na escola, a curiosidade de passar pelo baú foi maior que o desafeto pela dita cuja. Gostei. Olha, aqui em casa temos agora o padeiro oficial. Meu marido. Tem feito pães saborosíssimos na máquina de pão, só que branco. Diz que vai tentar o pão integral. Vamos ver se acertamos dessa vez. Vamos tentar fora da máquina primeiro. Amassar e deixar crescer. Aí vamos colocar na máquina e iniciar o processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s