Iogurte caseiro

Você é o tipo de pessoa que compra iorgute natural? Que gosta de saber quanto açúcar está colocando no seu potinho?

Eu também! E esse é o real motivo de começar a preparar meu próprio iogurte. Pesquisa na internet, põe a cabeça prá funcionar e finalmente, mãos à obra!

Receita? Muito fácil!

Ingredientes:
De 1 a 5 litros de leite (Prefiro usar um leite que não seja longa vida. Em Curitiba, onde moro, dou total preferência a marca DaFazenda)
1 pote de iogurte natural (prefiro o Nestlé)

1 termômetro, vasilhas de vidro, e uma caixa ou sacola térmica.

Leve o leite para aquecer, se possível numa panela de inox ou vidro. Não é necessário que o leite ferva completamente. Se ele atingir 80 graus, já é suficiente para assegurar-se que desenvolverá apenas a cultura desejada.
Se desejar um iogurte chamado de iogurte grego, uma das alternativas é colocar o leite para ferver por uns 20 minutos. A desvantagem é que tem que ficar mexendo. Mas como disse a autora do blog La Cucinetta, nesse tempo podemos aproveitar para ler aquele livro que está esperando a vez, enquanto mexemos para que o leite não suba.

Espere a temperatura chegar em 40 graus e nesse ponto, adicione o iogurte natural e misture bem! Se a temperatura for menor que 40, basta aquecer novamente até chegar onde deseja. Coloque o leite em recipientes de vidro, e tampe. (Sabe aqueles vidros de palmito gigante? Eu uso desses.).

Li que alguém sentia a temperatura com a mão, mas essa técnica não me serviu, pois como dizem minhas filhas, minhas mãos suportam mais temperatura do que as mãos das pessoas que não são mães… Resolvi isso comprando um termômetro culinário num site chines, que entrega por correio sem cobrar frete. Funciona bem,é inquebrável e resolve bem, embora demore prá chegar. Assim que for possível, coloco uma foto do termometro.

Coloque o vidro fechado na caixa ou bolsa térmica, feche bem, e aguarde de 8 a 12 horas.

O resultado será um iogurte mais denso, naturalmente mais doce e muito mais saboroso, que poderá ser usado para os mais diversos fins!!!!!!!!!!!!!!! Desde o preparo de doces e sobremesas, de molhos de saladas, strogonoffe, e muita coisa boa!

Esse ingrediente, desde que fiz pela primeira vez, tornou-se ítem imprescindível na minha casa! Espero que o mesmo aconteça na sua!

Observação: Se quiser preparar 6 litros, utilize 2 potes do iogurte natural, 1 pote para cada 5 litros.

Esse post foi publicado em Dicas, Receitas e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Iogurte caseiro

  1. Como eu gooooooooooooosto! Eu já fiz aqui em casa, mas a técnica do dedo só funcionou uma vez, mas ficou um ótimo iogurte. Mas na mesma época dessas tentativas ganhei kefir de leite e desde então, estou só com ele. Óbvio que não é iogurte mas aqui em casa somos apenas dois consumidores, então ou um ou outro. Mas uma hora, compro um termômetro e faço de novo. Quanto ao iogurte grego, saí fuçando receita por aí, mas desisti por causa do creme de leite. Minha vontade de experimentá-lo é bem anterior a esse lançamento de mercado de agora, tanto que saí perguntando e ninguém conhecia. Tudo por causa de um livro que li anos atrás e reli final do ano passado.

  2. Cinthia B.W. disse:

    Gostei! Acho q vou fazer!

  3. Pingback: Coalhada seca revisada | Baú da Vó Eli

Deixe um comentário

