Cortou o dedo???

Verdade seja dita, como meu marido não tem pendores para a culinária, ele está sempre procurando manter nossa cozinha equipada e as ferramentas em dia, já que ele é o maior beneficiado…
Por isso, minhas facas normalmente estão muito bem afiadas.
Cada vez que ele afia uma faca, ouço um solene discurso sobre os cuidados para não me cortar. Quando me corto, procuro nem deixar que ele veja para não ter que ouvir a ameaça: “_Nunca mais afio suas facas!!!!!”.
Tenho uma super fisio/masso/amigaterapeuta, com quem normalmente passo uma hora por semana.
Meses atrás, eu contava a ela minha ginástica para não deixar o marido perceber que tinha cortado o dedo. E ela, na sua profunda e singela sabedoria me ensina o que fazer em caso de cortes no dedo. Guardei a informação para o próxio corte e fiquei esperando a oportunidade de praticar.
Quatro dias depois de conversar com ela, estávamos na feira de orgânicos, conversando e comprando, como é de praxe. Vejo um dos rapazes de uma banca que estava trabalhando com um facão enorme, organizando as pencas de banana.
Quando percebi o rosto do rapaz empalidecer, só não tinha idéia da profundidade ou extensão, mas sabia o que tinha acontecido: um baita corte no dedo e o sangue pingando!!!!!
na mesma hora, lembrei da informação  e disse:”Felipe, arruma as partes cortadas do dedo, e segura o corte. Levanta a mão para cima e chacoalha a mão por um minuto!”
Como por encanto, as partes cortads estavam coladas uma a outra, o sangramento parou e ele e todos os que viram a cena estavam maravilhados!
O que minha amiga disse é que nosso próprio organismo, ao procedermos dessa forma, libera a “cola” necessária para o fechamento do corte.
Ela mesma contou de um corte com bisturi, em centro cirúrgico, que os amigos médicos insistiam em dar pontos, e que essa simples técnica resolveu a questão. Sem deixar cicatriz!!!!
Colocar um micropore ou similar, evita que se friccione o local cortado, um possível sangramento, e diminui o risco de contaminação.

Novamente tenho que dizer: “Simples assim…”.

Uma dica quentíssima para quem “brinca” com facas, concorda????

Esse post foi publicado em Dicas, experiências, fora da cozinha, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Cortou o dedo???

  1. De chacoalhar a mão para cima por um minuto, não sabia, apenas pressionava para “colar”. Eu já cortei feio os dedos, picando alho, Mas aí, arranjei um “alho-millum espremedorzinho simples para alho, e nunca mais cortei os dedos. Já ouvi também sermão e “não vou mais afiar a faca”, haha!

  2. Correção: “alho-mill”, um espremerdozinho…

  3. taticotrim disse:

    Conta pra ele que é mais fácil se cortar com a faca cega. Quando a faca fica cega, você faz força para cortar, aumentando a possibilidade dela escapar e… te cortar. Agora, esse negócio de chacolhar a mão é 10, hein? Mas espero não precisar testar tão cedo heheheh

  4. Beatriz disse:

    cortei meu dedo agr mais foi com uma fakinha de serra
    e esta doendo mt nossa foi a parte de cima do dedao , eu colokei um band-aid

    • baudavoeli disse:

      Levantou o braço, com as partes cortadas “arrumadas”e balançou a mão por uns segundos? A dor é normal, especialmente quando se corta mais profundamente. Era uma faca limpa de cozinha, ou enferrujada ou suja de terra?
      Sua vacina anti tétano está em dia? Ela é valida por 10 anos… Cuide-se e mande notícias!

  5. Dauren disse:

    Impressionante! Depois de sangrar por mais de 30min após cortar o dedão abrindo Ostras, achei a dica, fiz o recomendado e parou de sangrar instantaneamente!!!
    Valeu demais a dica.

  6. luu disse:

    G zuis..balanceiii os braços e parou d sangraaaaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkkkkk

    valeeeeeeeeeeeeu

  7. erika disse:

    cortei o dedo e funcionou, obrigada pela dica

  8. Annaliny disse:

    Gencthi!!!!!!!!!
    Funciona mesmo…sério.

Deixe um comentário

