Cozinhando com vinho

Meu marido cresceu ouvindo e vendo seu pai levantar um copo de vinho e dizer: “Já dizia Guerra Junqueira: um copo de vinho faz bem para o homem. Dois copos de vinho transformam o homem num leão. Três copos de vinho, transformam um homem num porco.” Nunca vimos meu sogro ficar alterado por ter tomado aquele quase um copo de vinho durante a refeição. E ele viveu 96 longos e bem vividos anos!

Como ele mesmo dizia que eu era sua nora preferida ( será que por ser a única?????), o exemplo dele sempre marcou minha vida. Por isso que vinho tem que ser tinto e seco, pois em minha casa,  é remédio.

Mas ao preparar certos pratos, acho que o vinho branco acrescenta muito sabor e aroma. Como por exemplo num molho branco, ou de tomate, em cremes de peixe, pirão, ou mesmo numa sopa.

Normalmente, para cozinhar,  uso um vinho branco de preço mais baixo, e nem sempre é saboroso para degustar, o que faz uma garrafa de vinho branco ficar na geladeira mais tempo do que o vinho aguenta.

O que resta na garrafa depois do preparo de algum prato, eu despejo em formas de gelo, e levo ao freezer.

Assim que esteja congelado, tiro das formas, e coloco em saco plástico ou ziplock. Quando quiser utilizar, basta abrir o pacote, pegar quantas pedras forem necessárias, e voltar o restante ao freezer, para uma próxima refeição.

Dessa forma, sempre teremos a bebida à mão, prontinha para o uso, sem desperdícios.

E ainda posso continuar praticando o princípio do meu sogro predileto: um copo de vinho faz bem ao homem!!!!!!!!

 

 

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Cozinhando com vinho

  1. Eu também, gostei muito da dica!!!!

  2. Waldirene disse:

    Ótima dica. Vou congelar uma garrafa de vinho branco que está na geladeira a mais de uma semana. Acho que ainda consigo salvá-la.

  3. Pingback: Caldo de legumes | Baú da Vó Eli

Deixe um comentário

