Milho verde

foto 1

Taí algo que raramente falta na minha despensa! Ou deveria dizer no meu freezer?
Poderia dizer dispensa, se usasse de latinha, comprado industrializado, certo?
Mas na verdade, já há muitos anos que milho de lata não entra na minha casa.
Em primeiro lugar, porque todo milho de lata tem, entre seus ingredientes o açúcar, algo que eu evito sempre que posso.
Em segundo lugar, por causa do custo. Todas as minhas filhas gostam de milho, e uma latinha não dava nem para o começo da conversa, fosse numa salada, torta ou num creme de milho.
E foi aí que aprendi que poderia congelar milho fresco.

Coloque uma panela com água de boa procedência para ferver, enquanto isso, vá descascando as espigas, guardando o cabelo do milho para secar em separado, pois é um tremendo diurético para preparar chás para grávidas inchadas.
Quando a água ferver, acrescente as espigas. Quando tornar a ferver, conte mais ou menos 5 minutos.
Tire as espigas da água fervente, e coloque-as em água fria. Repita a operação com o restante das espigas.
Qdo estiverem frias, tire os grãos da espiga, de preferência “arrancando-os”, de modo que o grão fique inteiro.
Embale o milho em sacos próprios para congelamento, em porções que sejam convenientes para sua utilização. Amarre os saquinhos de modo a deixá-los como travesseiros, achatados, para ocupar o menor espaço possível. Se tiver uma seladora, ainda melhor…
Leve ao freezer e tenha milho fresco para o ano todo.

foto 2
Dias atrás, para minha surprêsa, descobri que uma espiga rendeu 305g de grãos de milho!!!!!O que equivale a uma lata e meia de milho em conserva.

foto 3

Considerando que paguei R$1,00 pela espiga orgânica, minha latinha teria custado R$0,75.
O menor preço encontrado para milho em conserva foi R$1,20 por lata.
Além de não ser orgânico, certamente é transgênico…
Será que compensa?
Saúde não se vende em supermercado, nem em farmácias…

Esse post foi publicado em Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

25 respostas para Milho verde

  1. Esse me parece o processo de branqueamento, não é? Como você arranca o milho? Eu gostei disso!!!!!

    • baudavoeli disse:

      Coloco uma faca, de preferencia sem corte entre duas linhas de grãos, e empurro-os para saltarem da espiga.
      Desse modo, o gérmen do milho não se parte, tornando-o muito mais nutritivo.
      Tirada a primeira fileira de grãos, as outras saem com facilidade, pela faca ou debulhando com os dedos.
      Essa técnica é boa para até umas 50 espigas.

  2. Mariane disse:

    Muito legal! Realmente, uma economia daquelas! Logo logo, vou ter meu refrigerador com um freezer beeeem grande para poder ter isso também!!!!!

  3. comomelhorlogoemagreco disse:

    gostei bastante, vou experimentar fazer…adoro tudo que vai milho….

  4. Janaina disse:

    Adorei as dicas!!!

  5. adorei,nao fico mais sem milho em casa

  6. jose domingos dos anjos disse:

    muito bom a dica estou com umas 20 espigas vou por tudo no freezer.

    • baudavoeli disse:

      Dias atrás, vi no WalMart uma embalagem com duas espigas cozidas em água. Custava “somente” R$5,00…
      Fiquei pensando no quanto se paga pela terceirizaçao da nossa alimentação.

  7. José Fonseca disse:

    Muito interessante sua experiência. Parabéns. Só uma dúvida: Qual o prazo de validade do congelamento?

  8. maria rodriques disse:

    nossa amei,sempre quis aprender a congelar milho. obrigada

  9. Paulo disse:

    Super! Talvez arranjei uma oportunidade, pois tenho umas cinco mil espigas orgânicas, agora fico com a dúvida do José Domingos …

    • baudavoeli disse:

      Olá Paulo, imagino que sua dúvida seja prazo de validade…
      Alimentos “branqueados”, isto é, apenas passados por água fervente, como é o caso do milho, tem validade de um ano no freezer.
      Esse é o prazo que eu pratico em minha casa.
      Utilize pacotes plásticos de boa procedência, de preferência mais resistentes para o congelamento de longo prazo.
      Um abraço, e obrigada pelo post.

  10. alberto disse:

    Ola gostaria de saber se qdo embalado a vacuo se pode ser so refrigerado e nao congelado

  11. luciano Brambatti disse:

    posso congelar o milho verde, cortando com uma faca(ficando só os gãos), sem mesmo ter ferventado?

    • baudavoeli disse:

      Oi Luciano, eu já congelei milho sem aferventar.
      Mas prefiro aferventar para o caso de preparar uma torta de milho. Sem aferventar, esse milho pode ser usado para sopas, bolos e curau e como normalmente utilizo o milho passado na manteiga, ou em torta, prefiro aferventar.
      Obrigada por prestigiar o baú!

  12. robisom disse:

    chegou a epoca do milho vou aproveitar esta tecnica pra guardar bastante milho adorei
    a ideia

  13. Pingback: Nutrientes e sabores escondidos | Baú da Vó Eli

Deixe um comentário

