Leite de semente de girassol

IMG_20160309_211110153Depois de muitos dias sem escrever nesse espaço, venho contar minhas novas descobertas.
Fiz um curso de Arte Culinária Saudável que impactou grandemente minha alimentação.
O que era bom, ficou melhor, mais fácil e mais gostoso!!!
Aprendi muitas coisas e o melhor é que estou praticando muitas delas.
A professora, uma senhora da minha idade, chamada Claidir, tem a missão de ensinar, tratar e ajudar pessoas com problemas de saúde variados, além de ter um plano de desintoxicação de uma semana com exercícios, chás, sucos, alimentação e muito aprendizado!!!!!
Quem tiver interesse em saber desse curso ou dessa pessoa, deixe um comentário que na medida do possível, eu respondo.
Mas o que quero compartilhar hoje aqui, para comemorar os três anos de lançamento do Baú da vó Eli, é mesmo o leite de semente de girassol.
Simplesmente maravilhoso!!!!
Como já disse nesse espaço, leite é coisa muito séria para mim.
Antes de abrir o olho de manhã, eu já pensava na minha caneca de café com leite bem quentinho, já que moro numa terra que tem mais dias chuvosos num ano do que a molhada Londres…
Pois bem, tomei o dito leite de girassol, e fiquei super fã!!!
Cremoso, saboroso, fácil, e não requer pré-preparo.
Maravilhoso para preparar um molho branco, ou bechamel para parecer mais chique…
Usei para preparar molho de saladas, pães e fiz o teste com café!!! O resultado é mesmo impressionante!!!
Pode ser preparado com o girassol com casca ou com a semente descascada.
Observe bem a procedência das suas sementes, se elas tiverem casca, pois na minha primeira experiência, usei sementes mofadas, e não foi nada agradável.
Vamos à receita??

Ingredientes
1 xícara de semente de girassol com ou sem casca.
1 litro de água quente, chiando, dividido em três porções de 300, 300 e 400 ml.
1 pitada de sal
Mel, melado ou adoçante de sua preferência. ( Eu não adoço com nada.)

Modo de fazer:
Coloque no Thermomix ou no copo do liqüidificador as sementes e uma pitada de sal, com 300 ml de água chiando. Bata por 30 segundos velocidade 10.
Acrescente mais 300 ml e bata novamente.
Acrescente os 400 ml restantes e novamente bata a velocidade 10 por outros 30 segundos.
Passe por um pano de algodão ou voil e o que não for tomado na hora pode ser guardado na geladeira por até três dias, ou congelado em forminhas de gelo para futuras preparações.

Voces não tem noção do sabor, textura, suavidade, e benefícios que ele agrega no nosso dia a dia.
Esse leite tem a capacidade de aliviar as dores de pacientes com câncer entre outras propriedades.
Além disso, ajuda a melhorar a memória, (benefício que tenho percebido em meu dia a dia), e é um super energético, a ponto de não ser recomendado o seu consumo nas refeições noturnas, sob o risco de atrapalhar o sono.
Pode-se ainda agregar o resíduo do leite a outras preparações, enriquecendo seu pratos com saúde e sabor!!
E me aguardem! Logo conto mais novidades do que aprendi!!!

Esse post foi publicado em Dicas, experiências, receita sem glúten, Receitas, Sem lactose, Thermomix e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Leite de semente de girassol

  1. Cybele disse:

    Eita, que legal! Vontade que deu de experimentar. Eu quero deixar um pouco o leite comum, mas sou tão “apegada”…!

  2. Tânia disse:

    Eu me ia fazer o curso de culinária, mas infelizmente minha mãe caiu e quebrou o braço, e eu tive que vir para SP e ainda estou aqui. Gostaria de saber como obter mais informações das alimentos, como estou cuidando da minha mãe, isso seria de muita ajuda. Ela tem problema de coração e pressão alta, e agora o braço quebrado, e não pode fazer a cirurgia devido a arritmia, e o processo de gesso é mais demorado. Se puder me ajudar ficarei muito grata. Obrigada Tânia

Deixe um comentário

